As casas ecológicas têm de ter em conta a orientação da construção, do terreno e da natureza que o rodeia e devem ser criadas para serem autosuficientes.
A construção da casa propriamente dita deve ser com materiais não tóxicos e naturais, sendo os mais importantes a madeira, a pedra e a argila. Há ainda passos para a construção de casas ecológicas:
Encarrega-se de encontrar a harmonia entre tecnologia, a estética e a funcionalidade, que se integra, por sua vez, no meio ambiente natural ou urbano da vivenda.
O objectivo é satisfazer as necessidades humanas em condições saudáveis, guiando-se por um critério estrito de sustentabilidade e respeito com o meio ambiente. Deve-se conseguir um conforto térmico e acústico, com um óptimo consumo energético, em que a geração de resíduos seja mínima e que nesta estejam previstos métodos de reciclagem. É necessário cuidar da qualidade do ar e deve-se compensar a estética interior com funcionalidade, tendo em conta a cor, a luz, os espaços e as dimensões.
Em conclusão, a bioconstrução deve contemplar o aproveitamento do meio natural sem causar prejuízo algum sobre a sustentabilidade, devendo aplicar desenvolvimento tecnológico para a concretização de uma maior poupança energética e a diminuiçãodos resíduos, sem esquecer o aspecto estético, tudo isto sem que o preço final da vivenda seja mais elevado em relação a uma casa tradicional.
Onde colocar os electrodomésticos usados/avariados?